Capoeirista de Jaciara participa de competição em Paris e conquista 3º lugar

img
O capoeirista jaciarense, José Adaílton da Silva, de 34 anos, participou entre os dias 21 e 23 de abril do Campeonato Internacional Alcateia na cidade de Paris na França. Competindo com mais de 500 atletas do mundo todo, ele conseguiu ficar em terceiro lugar na disputa. 
A jornada esportiva do campeão, conhecido popularmente como 'Baratão', começou cedo. Foi através de um amigo que já lutava capoeira que ele teve o primeiro contato com a luta aos dez anos de idade.
Talvez aquele garoto do passado jamais imaginasse que o esporte o levaria tão longe. O convite para competir em Paris surgiu por meio do Contramestre Mola em abril. A partir disso, foi montado um projeto apresentado ao prefeito e aos vereadores que aprovaram a viagem do lutador.
A experiência que José teve nos dez dias em que ficou fora do Brasil foi marcante, entre competidores do mundo inteiro ele representou Jaciara e São Pedro da Cipa.
 
Projeto social
 
No ano passado o atleta iniciou em Jaciara o projeto social 'Brincando de Capoeira' com crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade. A iniciativa não possui patrocínio, o que dificulta a continuidade do trabalho, porém, mesmo com as adversidades, os capoeiristas se reúnem toda quarta, sexta, sábado e domingo.
Muito mais que fotos e lembranças de uma viagem marcante, José trouxe também o exemplo de garra para os jovens aspirantes a capoeiristas que veem a modalidade esportiva como a esperança de um futuro promissor.
De agora em diante o plano para o futuro, segundo o esportista, é dar continuidade ao projeto. Além disso, ele pretende se programar para competir o ano que vem novamente fora do Brasil. 'Minha meta é continuar com o projeto e no próximo ano competir lutando capoeira em quatro países', ressaltou.