Atletas jaciarenses participam de Campeonato Mundial de Jiu Jitsu

img

Atletas de Jaciara que treinam no Instituto de Linguagens, Música e Esportes participaram do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo que ocorreu entre os dias 6 e 9 de julho, no Ginásio Mauro Pinheiro no Complexo do Ibirapuera em São Paulo - SP.
Ao todo sete competidores iniciantes disputaram as lutas, sendo seis na categoria infantil de 7 a 12 anos e um adulto na categoria acima de 18 anos. Foi a primeira vez que os atletas lutaram fora do Estado.
De acordo com o professor de Jiu Jitsu, Pedro Souza, a intenção de levar os alunos para SP não foi apenas para competir. 'Queria que eles conhecessem um lugar diferente, pessoas diferentes, alguns deles nunca tinham saído do Estado de Mato Grosso. Mais do que formar campeões, a intenção é formar cidadãos', contou o Pedro.
Ainda segundo o professor não existem muitos campeonatos específicos de Jiu Jitsu em Mato Grosso, geralmente, as lutas acontecem na região Sul e Sudeste do país, por isso a necessidade de sair da zona de conforto e desbravar o Brasil em busca de oportunidades e novas experiências.
Em meio a uma disputa com mais de 3 mil pessoas, o atleta João Pedro Rugeri conseguiu conquistar o lugar mais alto do pódio, concorrendo na categoria infantil B, faixa branca, peso pesado. Em 2º lugar na categoria infanto-juvenil A, faixa branca, super-pesado, Luis Felipe Rugeri e no peso galo, João Roberto Marcidelli.
Já em 3º lugar na categoria infantil A, faixa branca, peso pluma, Pedro Caporice e no peso pesado, Kaycke Brito. Na categoria infanto-juvenil B, faixa cinza e amarela, peso leve, Marcos Henrique Samurai e por fim, na categoria dos adultos, o faixa branca, peso pena, Eric Barbosa que não ganhou nenhuma luta.
Daqui pra frente, o plano dos jovens é continuar competindo. O próximo evento que pretendem participar é o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu 3ª Etapa em Campo Verde, organizado pelo professor Marcos Souza que faz parte da equipe 'Fusion Team' composta por representantes que moram na China e também atletas de Mato Grosso.