,

Novidades

11/09/2019 17:19

Feira de Ciências em Jaciara: experimentos e conhecimento marcam evento na Escola Maria Villany

Despertando Saberes esse é o tema da VI edição da Feira de Ciências realizada na Escola Municipal Professora Maria Villany Delmondes, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, quarta e quinta-feira, com a participação de aproximadamente 300 alunos, do 6º ao 9º ano.

Os trabalhos apresentados à comunidade escolar foram desenvolvidos de acordo com temas estudados em sala de aula, é o que explicou a coordenadora da feira e professora da disciplina de ciências, Lidiana de Souza.

"Trabalhamos a parte teórica em sala de aula e é necessário essa parte prática, que eles vão levar para o resto da vida. Despertando saberes, despertando o espírito científico e isso é muito importante tanto para eles quanto para a família, porque a família também se envolve, os pais ajudam também no estudo", disse.

O aluno do 6º ano, Eduardo Henrique, de 12 anos, apresentou um trabalho com mais dois colegas sobre pressão hidráulica. "Fizemos um robô hidráulico que é transmitido por uma pressão que através de uma seringa da descarga a outra. As usinas de energia usam 65,2% gerada a energia por hidráulica, as usinas de água também usam hidráulica para limpar a água e gerar energia através da água", comentou.

Já o trio de estudantes, Maria Clara, Jéssica Aparecida e Giovana Martins, fizeram uma maquete de um vulcão em erupção, a experiência chamou a atenção de quem passou pela mesa das meninas. "Um vulcão é formado pelo chocamento ou deslocamento de placas tectônicas, elas se batem e formam um buraco no interior da terra, no interior da terra tem lava, essa lava vai sair. Temos aqui um sismógrafo que é usado para medir a intensidade dos terremotos", esclareceu Maria.

Orgulhoso do evento, o coordenador da escola, Adilson França, analisou cada um dos trabalhos expostos pelos estudantes. "Todos os professores se envolveram nesse processo da feira. Quero parabenizar os alunos pelo envolvimento, estou encantado com as apresentações dos alunos, pela forma objetiva e clara deles estarem repassando cada experimento e isso é muito bom", destacou Adilson.

Nesta quarta-feira a participação foi dos alunos do 6º e 7º ano, amanhã das 7h30 às 10h30 será a vez das turmas do 8º e 9º ano mostrarem os seus trabalhos.

 

Fonte: ASCOM-PMJ


RECEBA INFORMATIVOS

Receba as novidades do nosso site, preenchendo esses campos ao lado.

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais! 
Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo